sexta-feira, 25 de julho de 2008

Guimarães Rosa


"Minha língua é a arma com a qual defendo a dignidade do homem"

"Somente renovado a língua é que se pode renovar o mundo. Devemos conservar o sentido da vida, devolver-lhe esse sentido, vivendo com a língua. (...) O que chamamos hoje linguagem corrente expressa apenas clichês e não idéias; por isso está morta, e o que está morto não pode engendrar idéias".

A linguagem restaurada significa restauração da vida individual, interna e externa, e, portanto, também em comunidade. É uma ética, um compromisso. A linguagem, para Guimarães Rosa, é vida que engendra idéias, sentido, mundo.

Tal atitude de renovação, de volta à origem, de busca de um ideal de saúde, beleza, ordem e unidade - de busca do perfeito - é facilmente reconhecível: é a atitude platônica daquele que se deixa guiar, em todas as circunstâncias, pela contemplação do modelo único, unificador, do Bem. Este paradigma é o
logos, no seu duplo sentido de "palavra" e "razão".

Ao ter sua vida orientada por este ideal único, o homem torna-se, igualmente, uno: um indivíduo - uma personalidade unificada, integrada, íntegra. Disperso pelos sentidos do corpo, o homem recolhe-se numa alma singular, numa vida específica. Adquire uma identidade, um nome, uma fala própria.

Esta é a atitude do
homem justo de Platão, o homem dotado de virtude (arete) e de pensamento (fronesis), guiado pela inteligência (nous) e pela razão (logos) na aquisição do conhecimento (episteme): o homem cuja alma está ordenada - kosmiai - e integrada sob o princípio da razão. Esta é a atitude do homem aristocrático, do filósofo, do "filólogo", que, tanto na vida privada quando na vida pública, se deixa guiar pelo modelo divino do Bem - pelo organon da palavra (logos) - que tem em sua alma.

(...)

Assim, homem justo - inteiro, íntegro -, Guimarães Rosa cumpre seu compromisso ético da maneira mais pontual e aplicada, no mundo diário, sem tirar a vista do modelo ideal a que aspira, com o sentido de transformar esse mundo, ao realizar "sua obra própria", ao tentar devolvê-lo à sua pureza original. Como a alma platônica que, tal o deus marinho Glauco, emerge das águas coberta de algas e impurezas que não permitem perceber sua natureza original, o mundo também está escondido por impurezas que velam seu modelo, o
logos. O mundo é linguagem original, viva, a linguagem que diz a verdade, que tem sentido.


***


"... um diplomata é um sonhador e por isso pude exercer bem essa profissão. O diplomata acredita que pode remediar o que os políticos arruinaram. (...) e também por isso mesmo gosto muito de ser diplomata. (...) Mas eu jamais poderia ser político com toda essa constante charlatanice da realidade".

"Mas quero ainda ressaltar que credo e poética são uma mesma coisa. Não deve haver nenhuma diferença entre homens e escritores; essa é apenas uma maldita invenção dos cientistas, que querem fazer deles duas pessoas totalmente distintas. Acho isso ridículo. A vida deve fazer justiça à obra, e a obra, à vida."




Araújo, Heloísa Vilhena de.
Guimarães Rosa: Diplomata/Heloísa Vilhena de Araújo. - Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2007.

Heloísa Vilhena de Araújo, Embaixadora, é Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Londres (o que, devo dizer, além de uma grande titulação, é uma ironia ainda maior).

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