terça-feira, 5 de maio de 2009

Seção "Sempre turista"

Com câmeras rolleiflex às mãos - potentes como na canção "Desafinado"-, os pensadores do Sarau saem às ruas das cidades onde moram.
.
É no reconhecendo o sentimento de não-pertinência a nenhum lugar que surge a idéia do sempre turista; andar por ruas que, por mais que sobre pegadas relativas ao formato do seus pés, não se parecem as suas; passar pelos mesmos caminhos, mas, neles, enxergar novas formas a cada dia. E, como todo bom turista, registrar.
.
Não são fotos melhores que as outras. Nem necessariamente - ou provavelmente não - mais bonitas. Vai ver é certo que também não escrevemos melhor que os outros. Mas a inquietude de sempre ser turista leva a registrar. E talvez isso seja o suficiente para tornar distinto.
.
Registros fotográficos que vão além das cores e pixels certamente serão acompanhados de pequenos comentários sobre o que se pretende mostrar. De certa forma, a idéia já fora inaugurada no texto Contramão (clique aqui). Mas, como esse deveria ser o post inaugural, uma vez que é o que explicita e explica, vai uma primeira imagem.
.
.
.
.

.
.
.
Foto tirada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, hoje, há não muitos instantes. Criança arma rede em duas árvores no centro da capital brasileira; ao lado, formação de lixo. Ao fundo, via que liga os dois lados da Esplanada, por onde transitam ambos carros e ônibus. Ainda, duas pessoas, uma deficiente, pedindo esmola. Tudo isso a poucos metros do Congresso nacional, dos Ministérios, do STF e da Presidência. Mas, enquanto não vier nenhuma Comissão avaliar a cidade como concorrente para as Olimpíadas, essas pessoas não precisam dar um passeiozinho de ônibus.

Nenhum comentário: