domingo, 10 de agosto de 2008

De onde vem a lâmpada?


Criatividade [De criativo + -(i)dade.] - Substantivo feminino.
1.Qualidade de criativo. 2.Capacidade criadora; engenho, inventividade. 3.E. Ling. Capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua.

É através desse poder de inventar que moldamos o nosso dia, a nossa vida. O mais interessante da criatividade é a palavra em si, pois muitas pessoas têm o ato de criar apenas ligado a arte como pintura, literatura, música, etc. esquecendo, assim, que a vida é arte e precisa de criatividade. Muitas vezes esse “esquecimento” ocorre devido à cultura e a educação que tal individuo recebeu, sendo assim, resta ao próprio ter interesse para inventar a sua vida. A criatividade do ser humano é um recurso poderoso que é liberado de acordo com as posses disponíveis e as características do veículo de expressão.

Estudos mostram que não existe uma área específica do cérebro que trata da criatividade, ela está em todo o cérebro porque no processo de criar algo primeiro vem o interesse e depois a preparação para só em seguida começar a fase de incubação – que pode levar à iluminação, ou não – e, por último, a aplicação. Com todas essas atividades o cérebro vai recebendo estímulos em áreas diversificadas que se comunicam através de um sistema de redes. O momento em que recebemos um insight – momento de iluminação – é de alegria, exaltação e dedicação, é o instante da criação no qual agimos com perseverança para verificarmos a viabilidade da idéia na pratica e executá-la, ou não. A criatividade do ser humano é um recurso poderoso que é liberado de acordo com as posses disponíveis e as características do veículo de expressão.

De onde vem a lâmpada? É um questionamento interessante e que é, algumas raras vezes, feito em relação à lâmpada que está sempre associada a idéias. A eletricidade está presente em diferentes magnitudes, desde os raios e trovões até as pequenas lâmpadas, o que acontece é que o fenômeno é o mesmo só que visto em suas diversas formas. A criatividade se processa da mesma maneira, já que todos produzem energia criativa alguns a apresentam de maneira gigantesca e outros de maneira discreta. O importante é que a energia e a capacidade são as mesmas, apenas distribuídas de formas diferentes.

É interessante a maneira que a criatividade atua nas pessoas, a originalidade pode ocorrer através de um “estímulo”, ou seja, de algo que alguém já fez ou falou ou até mesmo sem “estímulo”, nasce de forma espontânea. É a liberdade de pensamento que se torna essencial nesse ponto de produção.

Einstein disse: “O dom da imaginação foi mais importante para mim do que a minha capacidade de assimilar conhecimentos.” E ele tem razão, pois o fato de assimilar conhecimento, por exemplo, pode tornar-se mais fácil depois que se imaginou, criativamente, uma forma mais prática de estudo para determinada matéria. Pessoas que imaginam e que se deixam criar são mais entusiasmadas, empreendedoras, persistentes, perseverantes, autodisciplinadas e gostam de manter-se atualizadas. Talvez seja por esse motivo que muitas empresas têm grande interesse em programas que estimulem os funcionários à criatividade, fazendo com que a empresa mude.

Uma característica que não se pode esquecer presentes nas pessoas criativas é a irrequietação, a tendência de ver sempre os objetos de maneira diferentes, transformar as utilidades, solucionar os desafios da vida.

A porcentagem de criatividade independe do sexo, ou seja, ninguém é mais criativo porque é homem ou mulher, tudo depende de como a criatividade foi desenvolvida – o que, deixa claro que a criatividade é como a razão para Kant, existe independente de sexo, idade, cor, etc., mas precisa ser desenvolvida.

2 comentários:

Engel disse...

Muito bom ^^
Achei muito interessante a menção ao "esquecimento", que lembra-nos de uma triste verdade: grandes dons são desperdiçados por condições econômicas e sociais desfavoráveis.

Kondlike disse...

É por isso que eu gosto de RPG.
\o/