terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dia da Liberdade de Software

Só repassando aos interessados:
------

*SFD 2008 – Dia da Liberdade de Software*

*Sobre o evento*

O "Dia da Liberdade de Software" é uma celebração anual da *Liberdade de Software* realizada simultâneamente em diversas ocalidades do mundo, 500 cidades neste ano. O *G/LUG-PB* e *PSL-PB* promoverão, no *dia 20 de setembro*, das *8h às 12h*, com o apoio do *Departamento de Informática da UFPB,* *Linuxfi *e* KyaPanel*, a comemoração da data. Venha passar uma manhã de sábado divertida, com muita informação, brindes, palestras e minicursos.
Tudo regado a muito software livre!

Em um mundo cada vez mais digital, mais e mais pessoas dependem de softwares em suas experiências diárias. O software influencia como interagimos com os outros, desfrutando de meios distintos, votamos, pagamos, e trilhamos nosso caminho. O software aponta nossa forma de vida, nossas *liberdades básicas* como liberdade de associação, liberdade de pensamento,
liberdade de escolha e muito mais. Muitas pessoas não se dão conta da importância e da influência do software e outras tecnologias em suas vidas.

O que queremos com essa tal *"Liberdade de Software"*? Ela se trata de um futuro tecnológico e em que possamos confiar, que seja *sustentável* e que não impactue negativamente nas *liberdades humanas básicas* que damos por garantidas. Sistemas eleitorais não confiáveis podem levar a uma inquietude civil e a falta de confiança nos órgãos governamentais. Softwares-espiões que vigiam o que escutamos, nossos detalhes bancários e a quem enviamos emails, podem ser instalados em nossos computadores sem nosso consentimento.
A codificação regional de filmes introduz uma barreira artificial para o conteúdo internacional; Onde está nossa escolha pessoal? Os formatos de dados proprietários podem representar um impedimento para acessarmos nossa própria informação! A *Liberdade de Software* pode ser mantida por sistemas transparentes (como Softwares Livres e Softwares de Código Aberto) que estão baseados em *formatos abertos, seguros e sustentáveis*, incluindo formatos de dados e protocolos de comunicação.

*O evento de João Pessoa acontecerá no Departamento de Informática no CCEN da UFPB.*


*Programação*

*O evento ocorrerá no sábado, dia 20, das 08:00 às 12:00*. O SFD 2008 visa colocar os participantes em contato com diversas iniciativas e projetos nacionais e internacionais. Para isto, apresentará em sua grade de programação as palestras:

*O que é Software Livre?* - Anahuac de Paula Gil (KyaPanel);

*Quebra de Paradigmas – Como NÃO usar Windows* – Joaquim Gil (Linuxfi);

*O Linux põe a mesa?* - Gleidson Lacerda (Moodle);

*A mesa redonda:

*Mesa Redonda: Porque você não gosta de Software Livre?.*

E, além disso palestras, haverão estes dois minicursos.:

*Introdução ao Linux para Desktop* – Joaquim Gil (Linuxfi);

*Programação em Ruby* – Maurício Linhares.

*Vagas super limitadas, garanta já a sua! No encerramento, serão sorteados brindes.*

*Inscrição*

A inscrição é *gratuita*, com* vagas limitadas*, podendo ser feita em http://www.glugpb.org.br/sfd2008.

Um comentário:

Kondlike disse...

Iria, mas tenho aula.