sábado, 6 de setembro de 2008

Welcome to the Arena

Duelo de hoje: Bach x Deus

Vamos aos fatos:

1º Round: Eficiência e perenidade da obra

Hoje em dia, a maioria das pessoas vê o "divino" em qualquer canto. Uma mancha de manteiga numa torrada, um pouco de sabão que sobrou da limpeza de uma janela, uma cueca suja. Fora um repentino lembrete de que você não tomou café da manhã no dia, ou então uma informação mais detalhada da natureza do que está na cueca, não é visível outra sensação incomum que estes "artefatos divinos" possam propiciar.
Ao escutar a Ária da Corda Sol é impossível não sentir-se leve como uma pena. Um imediato sentimento de calma levita para a sua mente, e leva o indivíduo a um estado contemplativo profundo.
Claro, pode-se considerar que a Bíblia Sagrada é um texto de grande influência sobre o estado do ser humano, e que também é muito reflexivo. Mas como não existem registros de que tenha sido deus em pessoa(ou seria divindade?) a escrevê-la, não será levada em consideração.
Quanto à perenidade, ambos possuem obras que resistiram ao tempo após serem concebidas. Deus inclusive sofreu plágio, quando um escritor publicou uma história chamada "O Homem Invisível".

Veredicto: Vitória de Bach. Mesmo que ambas as obras durem até hoje, o compositor barroco realizou algo de incomparável beleza, enquanto deus... bem... ele...


2º Round: Prestígio

A existência da figura de deus remonta a milênios, enquanto Johann Sebastian Bach nasceu há cerca de apenas três séculos. Então, será levada em consideração o estado de ambos apenas a partir deste período.
Do início do século XVIII até os dias atuais tivemos a época do maior desenvolvimento da história da humanidade. A razão materializou-se na forma de novas tecnologias, e o que antes era explicado pelo mito passou a ser compreendido e estudado. A Igreja perde prestígio, as mazelas do mundo moderno não admitem a existência de um ser que possua a capacidade de mudá-las e não o faça por algum motivo misterioso e incompreensível logicamente.
Bach? Três séculos com a reputação de maior compositor barroco e um dos maiores de todos os tempos intocada. Passar bem.

Veredicto: Vitória de Bach. Motivo? Tocata e Fuga em Ré Menor.

3º Round: Embate Físico

a. Torcida na Arena

Bach: Uma multidão grita ensandecida o nome de seu campeão, que entra triunfante, regendo uma orquestra que executa o Prelúdio em Mi Maior. Muitos trouxeram violinos, clarinetes e diversos instrumentos, nos quais executam obras de seu ídolo, como homenagem.

Deus: Um velhinho anda sozinho pelo lado vazio da arquibancada, perguntando o tempo todo "Aqui não é o INSS?".

b. Luta

Bach ganha por W.O. após deus decepcionar a todos e não aparecer.


Veredicto Final: Massacrante vitória de Bach por três rounds a zero. Na verdade, mesmo que houvesse mais dez rounds ele ainda venceria.

3 comentários:

Kondlike disse...

Deus não apareceu? Oo
Cadê ele?

hehe

Anônimo disse...

Quero nem saber o que aconteceria num Stravinsky x Deus

Ele seria tão humilhado que ia ter que admitir que não existe

Anônimo disse...

Comentário cretino mode on: uma menina ganhou uma fortuna ao vender no e-Bay um sucrilho que tinha o formato do Texas. Sim, ela era americana. (baseado no primeiro parágrafo)

Comentário cretino mode off (ou não): cadê as suítes de cello nesse embate?! Como é que você fala de Bach e não fala dos violoncelos? E como é que você fala de deus e não fala do... da... bem... É por isso que gosto mais dos deuses gregos, eles são mais interessantes e ainda me dão motivos pra fazer piadas...